segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Joana Clementina Santos, parteira.

“Não sei certinho quantos anos tenho pois registrei depois de adulta. Deram 80 anos mas tenho mais, Não sei...

Aqui tem feijão de corda, andu, milho, mandioca, fava, laranja, manga, banana, abacate. Nasci aqui, fui criada aqui, meus meninos nasceram aqui e foram criados aqui. Aqui nesse lugar nasceram e se criaram meus pais. Aqui, esparramados nasceram e foram criados meu avô e meu bisavô.

Aqui é um espojo dos velhos, o que sobrou dos antigos. Aqui, agora, to sendo a mais velha da comunidade. Tive sete filhos. Todos menos uma que morreu estão por aqui esparramados.


Eu nunca apanhei flor mas meu irmão ficava meses e meses apanhando flor, meus filhos também. Agora está confuso, foi ruim pra todos.

Meu avô e meu Bisavô acho que trabalhavam na roça mas faziam outras coisas, tinha música, tinha também dança, eles tocavam instrumentos, acho que faziam com pau comprido mas não sei direito."

Dona Santa, 80 anos (ou mais), Vargem do Inhaí, Minas Gerais. 
Fotos: J.R Ripper


Nenhum comentário:

Postar um comentário